Use uma agenda de reuniões para suas chamadas de vendas
Ela nunca deixa de me surpreender quantas vezes um vendedor vai voltar de reunião com um cliente, com absolutamente nenhuma informação de valor.
Sim, é ótimo que eles estão construindo um relacionamento com o cliente.
Sim, é ótimo que o cliente considera sempre a nossa empresa quando se olha para os serviços de empresas como a nossa, mas é difícil estar preparado para as suas necessidades futuras, se não sabemos o que eles vão olhar como.
Também é difícil melhorar o nosso serviço, se não entender o que eles gostam e não gostam, de empresas como a nossa.
É difícil construir credibilidade profissional, se tudo o que é discutido é de natureza pessoal.
"Se as pessoas gostam de você, eles vão ouvi-lo, mas se eles confiam em você, eles vão fazer negócios com você . "Zig Ziglar
Há muitas vitórias que podem vir de uma reunião com o cliente, e uma maneira de melhorar suas chances de conseguir alguma dessas vitórias é usando uma agenda da reunião.
Aqui estão apenas cinco razões pelas quais os vendedores devem usar uma agenda da reunião:
- Ele constrói a credibilidade com o cliente, mostrando profissionalismo e um esforço em trazer valor.
- Criando um forças da ordem do dia que você pensa sobre a reunião eo que você eo cliente deve alcançar a partir dele.
- Todo mundo está ocupado, portanto, compartilhar a agenda com o seu cliente e perguntar se eles querem adicionar a ele irá garantir as necessidades do cliente são atendidas também. Isto pode ser feito mesmo antes do tempo.
- A agenda pode ajudar a manter a reunião na hora ... mais uma vez ser respeitoso com o cliente e mostrando cortesia profissional.
- A razão mais importante é garantir que você capturar tudo o que você precisa durante a reunião, e entregar todas as mensagens necessárias.
Que tipo de coisas pode estar em uma agenda?
Obviamente, há muitas coisas, dependendo do seu negócio, a natureza de seu relacionamento com este cliente e os objetivos deste encontro particular. Aqui estão alguns pensamentos:
- Uma compreensão de como sua empresa é vista pelo cliente. O que eles gostam e não gostam. Você pode até mesmo estender isso para incluir concorrentes. (Se você sabe o que gosta e não gosta sobre o principal fornecedor e outros, então você pode ajustar de acordo).
- A compreensão das necessidades futuras, os próximos projetos, áreas de dor.
- A compreensão das necessidades atuais ... o que deve levar a uma peça para o negócio.
- Uma compreensão da estrutura organizacional, de modo que você pode melhorar sua capacidade de atender o cliente. Isso pode levar a discussão de outros contatos que você pode encontrar.
- Uma oportunidade para o cliente para adicionar à agenda.
- A discussão sobre o calendário da próxima reunião, para tentar obter o compromisso antes de sair desta reunião para facilitar o momento de uma próxima reunião.
- Entregar todas as mensagens que precisam ser entregues. Isto pode ser qualquer coisa.
- A compreensão sobre o quão bem o cliente conhece ofertas da sua empresa, e esclarecimentos, se necessário.
- Você pode deixar um item de marketing ... que deve estar na agenda. (Não é atípico para o vendedor para sair da reunião e descobrir que boa caneta empresa ainda em seu bolso!
- Confirmação do tempo disponível. Se for uma reunião 30 minutos depois decidir em conformidade. Eu gosto de sentar meu relógio na minha frente e certifique-se a reunião termina na hora certa.
É provável que haja alguma discussão pessoal para construir o rapport e confiança. Isso normalmente não seria da ordem do dia, mas pode ser uma maneira de começar antes de lançar na agenda.
Os clientes podem ser reticentes a se encontrar com você, se eles acham que você vai perder seu tempo. Uma agenda irá demonstrar o seu entendimento de que o seu tempo é precioso.
"Você nunca encontrará tempo para nada. Se você quiser tempo que você deve fazê-lo. " Charles Robert Buxton
Nenhum comentário:
Postar um comentário